Está aberto (até 31 de julho) o período de submissão de candidaturas à Escola de Inverno ‘Media e Violência Sexual’ que se realiza no âmbito do projeto UnCoveR e que vai decorrer em Coimbra (CES Alta) entre 7 e 11 de outubro.

Trata-se de uma oportunidade para refletir sobre como entendemos a violência sexual a partir das suas representações em diferentes media, de distintas perspetivas disciplinares e do trabalho de organizações de base comunitária. Tem como objetivo específico analisar as formas de mediatização da violência sexual na sociedade contemporânea e, nesse sentido, discutirá ferramentas práticas e metodológicas de pesquisa, bem como os dilemas e desafios éticos que marcam as produções culturais e a cobertura jornalística.

A Escola inclui:

– Palestras;

– Seminários;

– Oficinas;

– Programa cultural;

– Uma mesa-redonda;

– Uma ação de formação;

– Grupos de discussão.

Terá como palestrantes e formadores/as membros da equipa e consultores/as do projeto, bem como jornalistas, ativistas e profissionais da área da violência sexual.

O público-alvo é alargado: investigadores/as e estudantes das áreas dos Estudos em Comunicação, Jornalismo, Estudos de Género, Estudos Culturais e outras áreas que se cruzem com as temáticas da Escola; ativistas na luta contra a violência sexual e violência de género; jornalistas e profissionais nas áreas da comunicação; produtores/as, gestores/as e dinamizadores/as culturais; público em geral interessado nestas temáticas.

Para conhecer o programa completo da Escola e formalizar a candidatura, convidamos a consultar o site do CES.