O evento “Empowering Women in the Age of AI: Addressing the Impact of Deepfake Abuse on Women” decorreu a 18 de junho de 2024, na sede da Microsoft em Bruxelas, reunindo especialistas e representantes da sociedade civil para discutir os desafios que a inteligência artificial (IA) impõe à segurança, privacidade e dignidade das mulheres.
A sessão centrou-se no crescente uso de deepfakes — conteúdos manipulados por IA, frequentemente de natureza sexual — que afetam desproporcionalmente mulheres e raparigas. Durante o evento, foram debatidas iniciativas e ações concretas por parte de empresas tecnológicas e legisladores, assim como ferramentas e recursos disponíveis para combater o uso abusivo dessas tecnologias.
O debate contou com a participação de Maria João Faustino, investigadora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC) e membro do Comité Executivo do European Women’s Lobby (EWL); da Prof.ª Clare McGlynn, especialista em direito penal e violência sexual baseada em imagens, da Universidade de Durham; e de Victoria Sarmiento Herrero, representante da Microsoft, com atuação na área de políticas públicas e segurança digital.